Governo do Município de Canoinhas zera fila de cirurgia de catarata

40 procedimentos foram realizados neste domingo; outros 20 acontecem hoje

Por Redação 12/03/2018 - 12:36 hs
Foto: Assessoria de Imprensa
Governo do Município de Canoinhas zera fila de cirurgia de catarata
Mutirão Catarata

Voltar a enxergar com perfeição era o sonho de mais de cinquenta canoinhenses que aguardavam há anos na fila por uma cirurgia de catarata. Graças à parceria firmada com a Secretaria do Estado da Saúde, o Governo do Município de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu zerar a fila de espera pelo procedimento. Quarenta pacientes realizaram a cirurgia ontem, 11, no Hospital São Luiz de Campo Alegre. Outros 20 procedimentos estão sendo realizados nesta segunda-feira.

  

A secretária de Saúde, Zenici Dreher, acompanhou os pacientes no domingo: “disponibilizamos uma assistente social, uma chefe de setor da saúde e duas técnicas em enfermagem para acompanharem e orientarem os pacientes que chegaram 5h30 do domingo. Eles fizeram os registros, exames de refração, ecobiometria, exames de fundo de olho, consulta oftalmológica e procedimentos cirúrgicos”, relata.

  

Realizaram a cirurgia os pacientes que tinham a indicação cirúrgica e que estavam na lista de espera. O procedimento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os pacientes tiveram direito à consulta pré-operatória, exames, cirurgia e colírios. O Município de Canoinhas transportou os pacientes até Campo Alegre com apoio técnico de profissionais da Secretaria da Saúde. “Os pacientes não precisaram pagar. Estamos muito felizes por zerar a fila e oferecer uma nova oportunidade para estas pessoas enxergarem a vida”, enfatiza o prefeito em exercício Renato Pike.

 

 

 

Na semana passada a secretaria de Saúde entrou em contato com todos os pacientes que estavam na fila: “alguns optaram por não realizarem o procedimento em Campo Alegre porque preferem aguardar pela cirurgia em Canoinhas. Demos a oportunidade para ficarem aqui para valorizar nosso profissional e nosso hospital, mas como oferecemos a oportunidade a eles, consideramos zerada a fila de espera”, argumenta Zenici.

 

 

Na sexta-feira, 9, os pacientes participaram de um encontro na policlínica com orientações. Prefeito licenciado Beto Passos também esteve presente: “vocês estão fazendo parte da história de Canoinhas. É gratificante poder comandar uma prefeitura e uma equipe engajada que trabalha para fazer a diferença trazendo maior qualidade de vida à população. Continuaremos atuando desta forma sempre”, disse Passos durante a reunião.

 

A secretária de Saúde lembra que, além de zerar a fila para cirurgias, Canoinhas avançou na fila de exames oftalmológicos “pois todos realizaram ecobiometria, portanto, temos menos pacientes na fila de espera para exames também”, ressalta.

 

 

Catarata

A catarata é uma doença com interferência no cristalino dos olhos, torna a visão opaca e turva. Pacientes geralmente veem as coisas de forma nublada, como se olhassem por uma janela embaçada, tornando difíceis as tarefas diárias como ler, dirigir ou interpretar as expressões faciais das pessoas. A evolução costuma ser lenta e pode afetar primeiro um dos olhos e mais tarde o outro.