Brasil recebeu mais de 4 mil pedidos de residência no primeiro trimestre

Autorizações do Ministério do Trabalho são feitas de duas formas, para aqueles que já estão no País e para os que virão trabalhar

Por Redação 13/04/2018 - 17:08 hs
Foto: Ilustração
Brasil recebeu mais de 4 mil pedidos de residência no primeiro trimestre
Reprodução/ Internet

O Brasil recebeu 4.073 solicitações de residência de estrangeiros apenas no primeiro trimestre de 2018, informa o Ministério do Trabalho. Segundo a Coordenação-Geral de Imigração (CGig) da pasta, após a mudança na legislação de imigração, em novembro, foram 4.794 pedidos.

As autorizações são feitas em dois modelos: um é a residência prévia para o estrangeiro que está fora e tem trabalho a fazer no Brasil, com prazo de permanência máximo de dois anos; outro é a autorização de residência ao imigrante que já está no Brasil, que já possui visto de visita, por exemplo, e quer permanecer aqui trabalhando de forma legal.    

A atualização da lei, diz o ministro do Trabalho, Helton Yomura, é reflexo do esforço do Governo do Brasil em atrair trabalhadores qualificados e diminuir a burocracia para a legalização daqueles que já estão no País: "O Brasil é fruto desse movimento migratório. A nossa força vem dessa diversidade de talentos e cultura. E a nova legislação demonstra a vontade de contribuir para facilitar a imigração".