Brasil recebeu mais de 4 mil pedidos de residência no primeiro trimestre
Autorizações do Ministério do Trabalho são feitas de duas formas, para aqueles que já estão no País e para os que virão trabalhar
O Brasil recebeu 4.073 solicitações de residência de estrangeiros apenas no primeiro trimestre de 2018, informa o Ministério do Trabalho. Segundo a Coordenação-Geral de Imigração (CGig) da pasta, após a mudança na legislação de imigração, em novembro, foram 4.794 pedidos.
As autorizações são feitas em dois modelos: um é a residência prévia para o estrangeiro que está fora e tem trabalho a fazer no Brasil, com prazo de permanência máximo de dois anos; outro é a autorização de residência ao imigrante que já está no Brasil, que já possui visto de visita, por exemplo, e quer permanecer aqui trabalhando de forma legal.
A atualização da lei, diz o ministro do Trabalho, Helton Yomura, é reflexo do esforço do Governo do Brasil em atrair trabalhadores qualificados e diminuir a burocracia para a legalização daqueles que já estão no País: "O Brasil é fruto desse movimento migratório. A nossa força vem dessa diversidade de talentos e cultura. E a nova legislação demonstra a vontade de contribuir para facilitar a imigração".
Pensando Bem - Grupo de Estudos Sandro Luiz Bazzanella - Do “dividir para conquistar” ao “dividir para privatizar”: Reflexos da Economia Global Fi...
ARTIGOS E OPINIÃO - O grito do silêncio